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10 melhores livros de marketing para ler hoje mesmo

Os amplos estudos em marketing estão em constante evolução, afinal, não se trata de uma área de estudos exata e estática. Por isso, para quem entende a relevância do assunto e principalmente para os profissionais da área, manter-se atualizado sobre o que há de novo é essencial, sem deixar de lado os principais conceitos, já consolidados. 

Entre grandes clássicos e novas obras, você confere a seguir uma lista com 10 sugestões de leituras indispensáveis sobre marketing. Confira: 

1. Princípios de Marketing, de Philip Kotler e Gary Armstrong

Leitura essencial, essa obra reúne os conceitos mais importantes sobre marketing e aplicações práticas que, juntos, ilustram como criar valor para o cliente e fidelizá-los, diante das constantes oscilações econômicas pelas quais passam os mercados. 

Repleto de cases e exemplos de empresas globais, internacionais e brasileiras, Princípios de Marketing dá destaque também ao importante papel que a tecnologia desempenha no marketing contemporâneo para gerar vantagem competitiva às organizações. 

2. As Armas da Persuasão, de Robert B. Cialdini

Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de pessoas comuns e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores. 

3. A Vaca Roxa, de Seth Godin

Um dos maiores clássicos literários de marketing, a obra de Seth Godin toma como ponto de partida a saturação de informações e a crescente ineficácia das propagandas e campanhas genéricas, que outrora era capaz de sustentar as empresas.  

Segundo o autor, as empresas, suas marcas e suas carreiras precisam de algo além de jingles, slogans e anúncios bonitinhos para se destacar na multidão. Ser apenas suficiente já não é bom. Somente o que for excepcional, incrível e notável tem alguma chance de tornar-se conhecido, comentado e lucrativo.

4. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo, de Graham Hooley

Uma obra referência para designers, profissionais de marketing, estudantes e pesquisadores, esse livro apresenta a metodologia completa do design de embalagem. De forma simples e didática o autor introduz o passo a passo para se desenhar uma embalagem, destacando a importância de cada etapa do processo e a relevância de cada detalhe.

Como complementos para os conceitos apresentados, o leitor conta ainda com exercícios e recomendações que servem como sequência de estudo para quem deseja se aprofundar neste assunto.

5. Copywriting, O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano, de Paulo Maccedo

A proposta deste livro é “mostrar como aumentar o poder de comunicação e ensinar a desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores”. O autor conseguiu colocar nele boa parte dos seus estudos sobre o tema e tornou o conteúdo único, funcionando como um verdadeiro guia direcionado à criação de comunicações persuasivas. 

Além disso, essa obra se propõe a aprofundar os estudos em copywriting, já que não há uma grande quantidade de obras relevantes sobre esse assunto no Brasil. Para quem deseja conhecer alguns fatos históricos, a evolução da escrita para vendas e, é claro, conhecer a parte técnica, essa leitura é mais que recomendada. 

6. Os Dez Pecados Mortais do Marketing, de Philip Kotler

Uma das maiores autoridades nos estudos sobre marketing, neste guia prático e didático, Philip Kotler apresenta as respostas sobre o que fazer (e o que não fazer) quando o assunto é marketing.

A partir de exemplos e insights, o autor explica como identificar os sinais de que uma empresa está cometendo um dos 10 pecados mortais do marketing e compartilha as melhores soluções para superar o problema.

7. Neuromarketing Explica: Por que Você Compra, de Rubens Sant’Anna

Com uma explicação clara e didática, o autor promove uma profunda reflexão sobre os motivos que explicam o comportamento de compra do consumidor. De acordo com o autor, o leitor perceberá, ao longo das páginas, o quanto sua decisão de compra é fugaz, frágil, incontrolável e talvez se pergunte quem está no comando, ou mesmo quem é. 

8. Não me faça dormir, de Natanael Oliveira

Leitura obrigatória para quem busca resultados na internet, esse livro foi escrito a partir de um combinado de neurociência juntamente com estratégias de marketing digital, para ajudar empresários e empreendedores a venderem todos os dias. 

Não Me Faça Dormir apresenta um método capaz de guiar os empresários e profissionais de marketing nas suas ações diárias em busca de resultados, propondo uma solução para que as empresas brasileiras possam transformar investimento de tempo e dinheiro em lucro.

9. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI, de Rafael Rez

Seja você um empresário, empreendedor, estudante ou já um profissional de marketing e ou comunicação, esse livro é uma leitura mais que recomendada, pois aborda todas as facetas do marketing de conteúdo, desde planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais. Segundo o autor, a moeda capaz de comprar o tempo e atenção das pessoas é o conteúdo. 

10. Marketing 4.0, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Considerado o pai do marketing moderno, nessa obra Philip Kotler,com o auxílio de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). 

Os autores mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. 

E então, quais desses títulos é sua próxima leitura? Conecte-se com nossas redes sociais e Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.