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15 de Março é Dia do Consumidor, e você, conhece o seu?

Que a internet mudou nosso comportamento não precisa ser especialista na área para perceber, ela nos deu acesso a outras realidades, aproximou distâncias e afetou diretamente nosso estilo de vida, mas principalmente mudou muito nossos hábitos de consumo. 

No dia do consumidor, o tema do nosso artigo de hoje é justamente esse, você sabe qual é o seu público alvo? 

Rede sociais são o novo boca a boca 

Não tem muito tempo que o famoso boca a boca era o maior responsável pelo sucesso do seu negócio, se antes nossa fonte de informação era uma pessoa, hoje ela se abre em um leque de possibilidades que temos ao realizar uma única pesquisa na internet. E em um meio tão diverso, deixou inevitavelmente mais difícil identificar o perfil de quem consome seu produto, ao mesmo tempo que nos oferece mais possibilidades. 

Identificar quem é o público que mais acessa suas redes sociais pode ser um bom começo, como a idade, o sexo, ou quem são as pessoas que mais compartilham suas publicações, e então pelo seu engajamento voce já consegue traçar o perfil de quem mais é atingido pelo seu conteúdo. 

Nas redes a interação é fundamental, há quem diga que a era digital deixou as relações mais frígidas, e apesar de separados por uma tela, ninguém quer interagir com uma máquina o tempo inteiro. Dê atenção, interaja, responda aos elogios e críticas, o boca a boca ainda existe, só que agora ele acontece de forma digital e muito mais rápida!

Usando o algoritmo ao seu favor 

Use as ferramentas de tráfego para identificar o que seu público está buscando, quais produtos tem mais saída, e o que acabam comprando junto. Saber onde ele compra, o que ele procura e que tipo de informação ele consome e acha relevante, ajuda a entender de fato o que produzir para atingi-lo.

Portanto, produzir conteúdos relevantes, em blog e redes sociais, são mecanismos para continuar no radar de quem já te conhece e abrem a possibilidade de atingir aqueles que não conhecem sua marca, mas estão aptos a receber novidades e têm um perfil comum aos seus consumidores.  

Você é sua principal fonte de informação

Temos várias ferramentas de pesquisa de campo que traçam o perfil do seu consumidor, mas quando se conhece seu produto você vai conseguir extrair dele as informações necessárias que seu público procura. No dia do consumidor lembre-se que hoje o processo de compra e venda se estende a uma relação de afinidade que precisa ser nutrida e estendida ao pós venda, que ainda é fator importante na hora de decisões futuras, e claro, na hora do famoso boca a boca acontecer, mesmo que eles venham nos comentários de um conteúdo criado. 

Ter uma relação de consumo não é fácil, exige tempo, paciência e estratégia, e vai muito além do que um post de agradecimento no dia 15 de março!  

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