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Afinal, e-mail marketing ainda funciona?

Ainda nos dias de hoje muitas pessoas associam a estratégia de e-mail marketing majoritariamente ao sentido promocional. Isso é compreensível, já que todo mundo já está cansado de ver sua caixa de entrada lotada por empresas de diversos segmentos oferecendo seus produtos. 

Devido a esse cenário, o e-mail marketing passou a ser visto como uma estratégia que não funciona e em alguns casos pode até prejudicar a relação público-marca. 

No entanto, o que também é possível observar é que nos últimos anos as estratégias de marketing têm se remodelado, partindo de uma análise profunda de resultados. Nesse cenário, o e-mail marketing e o modo como é usado também passou por adaptações que confrontam diretamente a ideia equivocada de que essa ferramenta não funciona. 

Nesse artigo explicamos os motivos pelos quais o e-mail marketing ainda funciona e porquê pode ser decisivo para o sucesso da relação público-marca. 

E-mail marketing é só para promoções?

Obviamente, o objetivo central de toda ação de marketing, online ou offline, é vender. No entanto, hoje as estratégias não se baseiam em uma abordagem tão direta. No que se refere ao universo online, os caminhos para a venda são muitos. Um desses é o e-mail marketing. 

Mas o que precisa ficar claro é que o e-mail marketing não se restringe a estratégias promocionais. Na verdade é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e marca, como para manter contato com o público e auxiliar o lead na jornada de compra, cooperando para o aumento das taxas de conversão que, consequentemente, influenciam na melhoria dos resultados. 

Além disso, lembre-se: além de conquistar novos clientes, você também precisa se relacionar com aqueles que já integram na sua base. 

Vantagens do e-mail marketing: 

Flexibilidade de formatos e personalização

Uma das vantagens mais interessantes do e-mail marketing é sua capacidade de ser multimídia. Textos, imagens, vídeos, gifs e links podem ser incorporados para que a experiência do leitor seja interativa. 

Grande alcance

Só para se ter uma ideia, segundo dados de um levantamento da Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail. Já para 2019, a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões, um número que representa mais de um terço da população do planeta. 

Se considerar que boa parte dessas pessoas acessa sua caixa de entrada diariamente, por qual razão lógica a sua marca não deve estar lá, falando com essas pessoas? 

Métricas e análises

Nas redes sociais, nem sempre é possível mensurar quem realmente foi impactado com um conteúdo específico. Já no e-mail marketing, um dos seus grandes diferenciais é sua capacidade de oferecer métricas que auxiliam a entender melhor a percepção do seu cliente sobre sobre sua marca, os assuntos que mais o  interessam e como você pode adequar sua estratégia para atingir melhor esse cliente. 

Resultados

Com um investimento mínimo para operacionalizar uma estratégia de e-mail marketing você consegue atingir uma grande quantidade de pessoas. O resultado que se pode ter a partir disso por gerar resultados expressivos, a curto, médio e longo prazos, dependendo do tipo de estratégia. 

Conclusão

Viu só como existem diversas vantagens no uso do e-mail marketing? Não deixe de usufruir de todos os benefícios dessa ferramenta. Na era da comunicação digital, se utilizar de todos os formatos para manter a relação com seu público é mais do que uma opção, é quase uma obrigação. 

Não sabe como começar uma estratégia de e-mail marketing? Fale conosco, a Grifo tem um time de especialistas que atendem empresas dos mais diversos segmentos, sempre com uma estratégia personalizada para gerar resultados.