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Amor à venda? Saiba como estratégias de marketing estimulam o consumo em datas comemorativas

Você já ouviu falar sobre o marketing sazonal? Essa é uma das estratégias que diversos comerciantes utilizam para impulsionar as vendas. O texto de hoje fala justamente sobre essa estratégia. Ao ler o nosso blog, você não apenas vai aprender mais sobre esse tipo de marketing, como irá conhecer curiosidades sobre uma das datas mais românticas do calendário: o dia dos namorados. Tá imperdível! Venha conferir.

Marketing Sazonal

O Marketing Sazonal é uma estratégia utilizada há muito tempo. Este tipo de ação aborda campanhas que são estruturadas em datas específicas do ano para aumentar vendas. As principais datas para serem trabalhadas sazonalmente são o carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dias dos pais, dias das crianças, black friday e natal. Recomendamos que todo início de ano, quando traçado o planejamento de marketing anual da empresa, já seja pré-estabelecido quais datas combinam mais com o seu negócio. Desta forma, você consegue montar um calendário e aplicar as estratégias de marketing sazonal durante todo o ano.

Como usar estratégias de marketing sazonal

Todas as datas comemorativas são oportunidades para que sua empresa faça mais vendas. Para fazer isso, é importante prestar atenção no seu público e audiência. Por exemplo, ninguém irá conseguir vender um produto de dia das mães para uma pessoa que não tem mãe, não é mesmo? Quando você conhece o seu público, consegue oferecer muito melhor o seu produto e consequentemente fazer uma venda melhor.

Uma dica para ter sucesso na sua estratégia de marketing sazonal, é primeiramente pesquisar. Pergunte para o seu público o estado civil, idade, se possui filhos, se a pessoa teria interesse em algum do seus produtos ofertados, etc. Dessa forma, você consegue compilar diversas informações e assim, direcionar exatamente o que a sua audiência precisa.

“Ah, mas hoje em dia ninguém responde mais pesquisas…”. Discordamos. Não são todos que irão responder, mas as pessoas que responderem essas informações já podem ser consideradas uma audiência que está mais engajada com a sua marca. Atualmente temos diversos meios para variar e conseguir respostas de pesquisas. Podemos elaborar quizzes, enquetes no Instagram, usar ferramentas como o Google Forms, fazer uma campanha de e-mail marketing, enfim…

Depois de recolher informações, é hora de ofertar. Ter o timing para isso também é fundamental. Se você é um confeiteiro, oferecer cursos próximo à páscoa é uma estratégia perfeita. Deu para começar a entender mais sobre o marketing sazonal? Se sim, vamos falar especificamente de uma data sazonal: O dia dos namorados.

Dia dos namorados no Brasil

Sabe como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil? Em 1949 um publicitário brasileiro trouxe uma ideia do exterior e apresentou para empresários paulistas. Eles gostaram tanto da ideia que, além de terem acatado, nós comemoramos esta data até hoje. A proposta era trazer ao Brasil o conceito que já acontecia em grande parte do hemisfério norte: a comemoração do Dia de São Valetim ou “Valentine’s Day”, uma celebração ocorre no dia 14 de fevereiro e tem o intuito de incentivar a troca de presentes entre namorados.

Já no Brasil, a data escolhida para essa comemoração ficou definida para o dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, que é considerado um Santo Casamenteiro no país.

Uma curiosidade interessante é que o publicitário que trouxe este conceito de Dia dos Namorados “brasileiro” foi João Doria, pai do atual Governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr.

Como os brasileiros consomem no dia dos namorados

Como falamos anteriormente, o dia dos namorados no Brasil surgiu como uma ação publicitária, que partiu da necessidade de estimular o comércio em meses de baixo movimento, como acontecia aos meses de junho.

Em 2019, uma pesquisa realizada em pelo Google Consumer Survey (ferramenta online do Google), em 2019, mostrou que 52% das pessoas que responderam a entrevista pretendem presentear no Dia do Namorados, independentemente do estado civil.

O investimento em marketing sazonal, seja ele no dia dos namorados ou em outras datas comemorativas, é uma tendência que tem impulsionado diversas empresas a anunciar. O comportamento de consumo dos brasileiros serve para nos guiar na hora de ofertar, atender e vender produtos. Ofertar um produto utilizando uma boa estratégia de marketing digital é um meio de alcançar novos clientes, e consequentemente, novas vendas – o que é o objetivo de todo negócio.

Dia dos namorados e vendas online

No ano passado, a companhia especializada em inteligência de mercado Compre&Confie, estimou que as vendas de Dia dos Namorados movimentaram cerca de R$ 2,3 bilhões, somente por e-commerce.

Já em 2020, por conta do atual cenário de pandemia, as pessoas se habituaram ainda mais com experiências de compra e venda online. Este é um ponto muito importante para que as estratégias de marketing sazonal estejam em harmonia com as estratégias digitais. Se a população não está saindo de casa, é somente pela internet que elas podem conhecer o seu produto. Por isso, se sua empresa ainda não investe em anúncios patrocinados, é necessário dar este start o mais rápido possível.

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Fonte: BBC News/Santander Negócios e Empresas.