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Black Friday e final de ano tempo de planejamento estratégico das campanhas digitais

Com a chegada do final do ano o alinhamento das estratégias se intensificam, sobretudo, no planejamento das empresas que trabalham ou investem em marketing digital. Não é por acaso que a Black Friday e as ações de final de ano se consolidaram como grandes oportunidades para alavancar os resultados dos clientes. Neste ano atípico em que a pandemia da Covid-19 estabeleceu uma crise econômica expressiva, essas estratégias serão ainda mais necessárias, visto que oportuniza a recuperação de eventuais quedas nos índices de vendas e/ou prestação de serviços. 

Isso mesmo, a campanha de Black Friday não precisa ser, necessariamente, apenas para e-commerce. Varejo e prestadores de serviços podem se beneficiar dessa ação desde que utilizem com inteligência as técnicas de marketing digital. Uma boa pesquisa de intenção de compra com a base de leads, disparo de e-mail marketing segmentado, lives nas redes sociais e agilidade no monitoramento de comentários e mensagens diretas são apenas alguns exemplos de uma boa performance nesse período. 

Mas, como fazer com que os resultados sejam, de fato, positivos? Bom, resumidamente, o sucesso desse percurso depende diretamente da capacidade de organização e das equipes conseguirem cumprir os cronogramas. Como abordamos no texto sobre marketing sazonal, as datas comemorativas possuem um dia certo para acontecer e, por consequência, possibilita uma maior preparação. O estudo e atualização sobre o perfil do público-alvo (e da persona) se torna indispensável, visto que influencia diretamente no direcionamento de ofertas e sua efetividade. 

 

Black Friday: como se planejar? 

Neste ano, a Black Friday no Brasil está prevista para 27 de novembro, ou seja, ainda está em tempo de se programar para criar boas oportunidades de vendas. Tenha em mente que com a proximidade do Natal, é plenamente plausível utilizar esse momento para começar a divulgar as ofertas natalinas e permitir que o público conheça melhor o seu produto. No mercado brasileiro, especialmente no segmento imobiliário, existe, inclusive, a cultura de lançar novos empreendimentos com condições especiais. 

Porém, atenção! O consumidor, assim como empresas, fábricas e lojistas, costuma ter altas expectativas em relação a essa data. Para conseguir manter um equilíbrio sadio nessa relação de consumo é preciso definir objetivos transparentes e factíveis. Isso significa selecionar minuciosamente os produtos que farão parte da Black Friday, considerando o potencial de venda e a atratividade. O valor da verba investida nas campanhas digitais deve ser equivalente às qualidades da oferta. Em outras palavras, merece um investimento maior aquelas condições mais atraentes. 

Campanha do mês, semana ou dia?   

Impulsionar ofertas reais contribui para uma boa impressão da empresa perante os consumidores. Afinal, nessa primeira década de Black Friday brasileira somaram-se inúmeras denúncias de campanhas de “Black Fraude”, onde produtos foram ofertados pela “metade do dobro do preço”. Dessa maneira, conte com uma equipe qualificada para te auxiliar no brainstorm e delineamento dos métodos mais objetivos para o seu segmento. 

Dentre as definições estão as opções de fazer campanhas de Black November (que envolve o mês inteiro); Week (ação durante toda a semana que antecede a sexta-feira de promoções) e a Friday, propriamente dita. Diferentes empresas demonstraram resultados positivos a partir destas três possibilidades. Mas, como não existe receita pronta ou que se aplique de maneira idêntica em todos os casos, o mais recomendável é analisar produtos, verba e público antes de decidir por um plano a ou b. 

O único ponto que realmente deve ser considerado é o tempo de planejamento. Esperar chegar no dia 20 de novembro para começar a pensar na campanha promocional é praticamente sinônimo de desespero e ineficiência. Precisa de uma agência de marketing digital para ajudar a alavancar as vendas da sua empresa nessa reta final de 2020? Fale com conosco! Conecte-se com nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.