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Como o Marketing Digital pode ajudar na prospecção de clientes

Atualmente no Brasil, existe cerca de 127 milhões de usuários na internet, e este número só tende a crescer. Isso significa que, caso o seu negócio não dê a devida atenção ao marketing digital para prospecção de clientes, ele poderá passar por muitas dificuldades.

Sabemos muito bem que as relações online ganharam bastante força e, por conta disso, elas se tornaram essenciais na hora de estabelecer um contato efetivo com o público-alvo de cada empresa.

Existe o paradoxo que uma venda consiste em apenas encontrar um cliente e fechar negócio. O que poucos sabem é que essa situação faz parte de apenas uma etapa do processo de vendas.

Se você quer entender como o Marketing Digital pode ajudar na prospecção de clientes, continue a leitura e descubra!

1.    Use e abuse do Marketing de Conteúdo

Segundo dados da Content Trends, as empresas que realizam o Marketing de Conteúdo geram 5 vezes mais leads se comparadas com aquelas que não realizam. Ou seja, um material bem elaborado é um enorme aliado.

Com o marketing de conteúdo você consegue criar uma ponte para ligar o lead à sua empresa na internet. Os dados afirmam que apenas 29% das pessoas querem conversar com um vendedor para saber mais informações de um produto, enquanto 62% irão atrás destas informações na internet. Desta maneira, já é possível começar a prospecção direta com o seu público final.

2.    Identifique as dores do seu cliente

Atualmente a melhor maneira de criar conexão com seus clientes é os ajudando de alguma forma. Para isso, é muito importante ter um blog e dar dicas sobre o seu ramo de atuação e, consequentemente, ser encontrado por quem precisa de seus serviços.

3.    Crie uma isca

Com o problema identificado, está na hora de produzir um material rico baseado nele. E o formato varia: pode ser um vídeo, eBook, infográfico, ou planilha. Independente do formato ele precisa ajudar o seu cliente, caso contrário não terá utilidade. O material precisa ser realmente útil, assim ele irá atrair pessoas que tem o problema em questão.

4.    Elabore uma página de conversão

Com o material rico pronto, o próximo passo consiste em elaborar uma página de conversão para capturar dados dos interessados. É por isso que deve ser feita a criação de uma Landing Page ou de um formulário. Esses materiais servem para que o lead se cadastre, deixe informações de contato e assim tenha acesso gratuito ao material que você desenvolveu.

Para saber quais são os dados que os leads devem deixar, peça ao seu vendedor quais informações são mais importantes para contatar a pessoa. Por exemplo: nome, cidade, cargo na empresa, número de funcionários, telefone, site da empresa, faturamento etc.

5.    Divulgue o material

Com o material em mãos e a página de conversão criada, está na hora de divulgar esse conteúdo nas redes sociais, no Google, pelo e-mail marketing etc. E as redes sociais podem se tornar uma grande fonte de novos contatos, já que os compradores que usam as mídias sociais, segundo a pesquisa, têm 84% mais orçamento do que os compradores que não usam.

6.    Agora é a hora de prospectar

Não adianta atrair potenciais clientes e não entrar em contato com eles, não é mesmo? Neste momento, o é ideal ter uma ferramenta para você registrar todas as suas oportunidades de negócios, utiliza-se nestes casos, um Customer Relationship Management, que é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

Com ele, você poderá registrar todos os contatos que vieram do site e adicionar uma data para te lembrar de retorná-lo. Lembre-se que, para prospectar um novo cliente, dependendo da sua área de atuação, você deve marcar diversas reuniões de alinhamento para entender o que esse lead deseja e, finalmente, realizar a venda.

Se você deseja implantar essa e outras estratégias de marketing digital na sua empresa, fale com a Grifo. Temos um time de especialistas preparados para te ajudar. Conecte-se com nossas redes sociais e Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.