Entre em contato
Av. Jamel Cecílio, Ed Metropolitan, 2690 - Jardim Goiás - Goiânia
Fale com a gente
contato@grifopropaganda.com.br
Tel: +55 (62) 3626-4337

Como os podcasts integram as estratégias de marketing digital?

O Podcast é uma modalidade digital que traz elementos semelhantes aos praticados em um dos meios de comunicação pioneiros do setor: o rádio. Debates com especialistas, quadros interativos e dicas são apenas algumas das modalidades encontradas nessa nova mídia. Mas um Podcast pode ser uma estratégia de marketing digital? Descubra a resposta desta indagação lendo o blog de hoje. Boa leitura!

A origem do Podcast

A origem do termo Podcast vem da fusão do nome iPod (Apple) unido com a palavra “broadcasting” (radiodifusão). Ele surgiu em fevereiro de 2004 e chegou ao Brasil em novembro do mesmo ano. Sua difusão era inicialmente feita em diversos formatos, mas a que mais deu certo e que ainda é a mais utilizada é o formato MP3.

O último ano foi muito importante para o Podcast, pois o seu consumo subiu quase 500% de dezembro de 2017 para o ano de 2019. Sem contar que, segundo dados do Spotify, em março de 2018 cerca de 44% da população já afirmava ter escutado um Podcast ao menos uma vez na vida.

Prático e funcional

O formato de informação disponibilizado pelo Podcast possibilita às pessoas acessarem conteúdos que tenham interesse. Como dissemos anteriormente, nesta mídia podem ser encontrados debates com especialistas, quadros interativos, dicas, aulas, entre outros temas.

Oferecer assuntos que podem ser escutados durante o dia é uma forma mais prática de consumir conteúdo. Dessa forma você pode, por exemplo, trabalhar, arrumar a casa e até dirigir escutando um tema que goste. Este é um dos motivos que fez com que o Podcast se tornasse uma ferramenta cada vez mais utilizada nos meios de comunicação.

Entrando neste assunto, podemos citar também que estamos em uma transição da “Era dos Likes” para a “Era da Voz”. Quando falamos em era da voz, nos referimos aos inúmeros mecanismos que utilizam a fala para realizar ações nos meios digitais. Você pode se aprofundar mais sobre este tema neste artigo que já publicamos: Marketing Digital na Era da Voz.

Marketing de conteúdo

Em síntese, o Podcast é um excelente canal para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo. Dependendo do nicho, as empresas que utilizam dos Podcasts para produzir um conteúdo de qualidade para os ouvintes, têm maiores chances de saírem da frente dos seus concorrentes e se tornarem uma autoridade no assunto que é abordado.

Novo formato de publicidade

Antigamente, éramos acostumados com apresentadores na TV interrompendo programas para anunciar algum produto. Também era comum filmes e telenovelas fazerem merchandising de grandes empresas. Mas, hoje em dia a tendência é que cada vez mais a publicidade tradicional seja atualizada por novos formatos em plataformas digitais. Por isso, em resumo, o Podcast pode ser uma nova possibilidade de marketing digital para o seu negócio.

 

Gostou de saber como os Podcasts podem integrar as estratégias de marketing digital da sua empresa? Fale com a nossa equipe para saber mais sobre esse universo! Nosso time é especializado nas mais importantes técnicas de marketing digital do mercado e está pronto para elevar os resultados da sua empresa. Conecte-se com nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.