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Glossário de marketing digital: entenda os principais termos

Mídia espontânea, CTA, inbound marketing, lead scoring… A área de marketing digital promoveu uma verdadeira revolução nas estratégias de marketing, mas também trouxe consigo uma quantidade imensa de termos e siglas que deixam muitas pessoas com a pulga atrás da orelha. 

Na verdade é normal ficar perdido no começo. Mas para te ajudar a entender melhor alguns dos mais importantes termos e siglas, montamos para você um mini glossário de marketing digital. 

Antes de partir para o glossário, é fundamental que você saiba o significado de lead. Resumidamente, lead é uma pessoa interessada em algum produto ou serviço de determinada marca ou empresa, que realizou uma conversão (cadastrou seus dados) em um formulário de um site ou página de captura de leads (landing page). 

Agora que já ficou aparente o significado de lead, fica mais fácil compreender o glossário: 

Automação de marketing

É o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Pode-se considerar a automação de marketing como a principal ferramenta para manter um relacionamento com os leads. 

CTA (Call to action)

Call to action pode ser traduzido como “chamada para a ação” e é basicamente um botão localizado em páginas de capturas de leads ou e-mails. Sua função é convidar o visitante ou lead a fazer alguma ação estratégica de marketing e vendas. 

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, em que é possível localizar e acompanhar as informações do lead – nome, e-mail, telefone, endereço –  e o seu histórico desde que se cadastrou na empresa. 

Basicamente, no CRM é possível entender o percurso pelo qual o lead passa até se tornar cliente e antecipar qual produto/serviço e forma de atendimento é ideal, melhorando assim as taxas de vendas. 

CPC (Custo por clique) 

Método de cobrança em anúncios em que o valor a ser cobrado na campanha se baseia na quantidade de cliques realizados. 

CPA (Custo por aquisição)

Também é um método de cobrança em anúncios, em que o valor cobrado na campanha se baseia na taxa de conversões realizadas, como o número de vendas, por exemplo. 

Copywriting ou Copy

É basicamente a arte de escrever textos persuasivos, com a função de convencer o potencial cliente a efetuar alguma ação, geralmente um cadastro ou mesmo a compra norteado por gatilhos mentais. 

Fluxo de Nutrição

Uma das estratégias de inbound, fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails com conteúdos interessantes de um segmento específico. O principal objetivo é levar cada lead a se informar sobre determinado tema e convencê-lo a executar uma ação, como efetuar uma compra. 

Funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa um percurso pelo qual um potencial cliente percorre até efetuar uma compra. O funil tem o formato de uma pirâmide invertida e é separado por três fases: topo de funil, que é o estágio inicial do lead na pirâmide, meio de funil e fundo de funil. 

No inbound marketing a estratégia de funil de vendas é a base para determinar qual a melhor abordagem para o lead, de acordo com a etapa em que ele se encontra. 

Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração é um dos principais conceitos dentro do marketing digital. Tem como objetivo atrair, ganhar confiança, vender e reter o cliente. A ideia central é estabelecer um relacionamento em que o cliente vá até a sua empresa e não o contrário. 

Landing Page

Significa “página de captura” e seu objetivo é ser uma porta de entrada para captação de leads por meio de formulários de cadastros.  

Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo está diretamente relacionada ao inbound marketing. O principal objetivo é atrair o público alvo por meio de conteúdos relevantes em diversos formatos, como textos, vídeos, e-books, infográficos e áudios. 

Outbound Marketing

É o oposto de inbound marketing e considerado também o marketing tradicional, em que a empresa é quem se preocupa em ir até o potencial cliente. 

Persona

É uma representação humanizada e fictícia do público alvo. O principal objetivo de criar personas é para esquematizar e alinhar sua estratégia de inbound marketing se baseando nas necessidades, dores e objetivos das personas. 

ROI (Return on Investment)

Retorno sobre investimento. É a relação que se faz entre custos e ganhos para calcular o lucro das campanhas de marketing. 

SEO (Search Engine Optimization) 

É um conjunto de estratégias de otimização que têm como objetivo conseguir mais visitas em um site e melhorar seu posicionamento nos resultados dos buscadores online, como o Google. 

Teste A/B

Uma espécie de abordagem científica do marketing, em que duas variantes de uma mesma campanha são feitas com dois tipos de abordagens para verificar qual é a linguagem que mais traz resultados. 

E então, ficou mais fácil entender alguns dos termos de marketing digital? Tem algum outro que você gostaria de entender o significado? Deixe nos comentários abaixo. Conecte-se com nossas redes sociais e Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.