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Marketing B2B focado em geração de leads

O Marketing Business to Business, ou simplesmente Marketing B2B, como o próprio nome sinaliza, envolve um processo de comunicação direta entre empresas. Embora existam os nichos e as personas quando tratamos de estratégias de marketing digital em um contexto mais amplo, inegavelmente o apelo no marketing empresarial acaba sendo diferente e, portanto, exige outra forma de planejamento. 

 

O que é Marketing B2B

Uma vez que o Marketing B2B se difere – inclusive estrategicamente -, do convencional, como ele pode ser pensado e aplicado? Antes de tudo, nada melhor do que compreender as suas principais diferenças. O Marketing de Conteúdo que contribui tanto para a identificação com a marca, popularidade e status, só funciona nas estratégias de comunicação entre empresas quando há um delineamento muito específico. 

Mas, como assim? Bom, basta se atentar para a própria diferenciação de público. Pessoas jurídicas são consumidores/compradores mais objetivos. Logo, estarão mais focados em custo-benefício e no retorno sobre investimento (ROI). Com essa modalidade as etapas do funil – atrair, converter, relacionar e analisar – acaba demandando mais assertividade. Por mais que a comunicação B2B seja um contraponto às fórmulas tradicionais, elaborar um planejamento estratégico não é nenhum bicho de sete cabeças. 

De início, basta saber que existem três principais formatos: transformação, distribuição e revenda. Eles funcionam em efeito cascata. Perceba: o primeiro se caracteriza pela relação em que uma indústria vende para outra indústria; a distribuição é quando essa indústria vende para o distribuidor; a revenda, por fim, é o distribuidor vendendo para a revenda. Após entender como funcionam esses níveis fica muito mais simples desvendar a jornada do cliente da sua marca. 

 

Como gerar leads qualificados

Agora que você aprendeu as principais etapas do Marketing B2B, vamos falar sobre geração de leads. Que o seu plano deve ser elaborado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não restam dúvidas, correto? Portanto, uma das melhores maneiras de atrair novos clientes para a sua conta, além das campanhas digitais, é com páginas focadas em conversões. 

As landing pages são excelentes ferramentas para captação e conversão de leads. Enquanto estratégia de marketing Business to Business proporcionam o local ideal para apresentar a marca, serviços ou produtos de forma direta e precisa. Porém, para além do conteúdo, essas páginas precisam ter uma boa otimização, capaz de assegurar uma boa performance e experiência do usuário. 

O que isso significa? Resumidamente, que a sua landing page não pode demorar para carregar as imagens e informações, tampouco apresentar incompatibilidades com diferentes sistemas e/ou dispositivos. Ou seja, é preciso investir em um desenvolvimento de web qualificado, para que você não seja afetado pelo mau desempenho de um dos seus cartões-postais nas mídias digitais. 

 

Marketing no LinkedIn 

Por ser uma rede social puramente desenvolvida para fins comerciais, o LinkedIn figura como uma verdadeira potência nas estratégias de Marketing B2B. A própria ferramenta oferece formas de relacionamento entre empresas por meio da criação das Company Pages e das Showcase Pages, onde é possível mostrar produtos e serviços da empresa, por exemplo. 

Mais do que as conexões, os anúncios patrocinados pelo LinkedIn Ads fornecem a estrutura necessária para uma campanha segmentada de sucesso. Isto é, possibilita que os anúncios sejam exibidos somente para perfis estratégicos que, verdadeiramente, possuem interesse na sua marca, produto e/ou serviço. Por isso, é evidente a obrigatoriedade de um completo trabalho de inbound marketing voltado para as demandas da rede. O LinkedIn, sem dúvidas, é a rede social mais indicada – e, portanto, uma referência, para o Marketing Business to Business. 

 

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