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Marketing Digital e o novo comportamento dos consumidores no pós-pandemia

Não restam dúvidas de que 2020, embora ainda não tenha acabado, se tornou um ano histórico. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que contaminou e vitimou milhões de pessoas ao redor do mundo, a dinâmica econômica se alterou drasticamente. Dessa maneira, inevitavelmente, o consumo e o comportamento dos consumidores também sofreram os efeitos do atual momento. 

Uma das medidas para conter a disseminação do novo vírus foi o isolamento social. Com isso, os comércios e lojas físicas precisaram fechar as portas. De igual modo, os clientes e consumidores não mais saíram às ruas para serem impactados pelas estratégias de vendas. Em contrapartida, o universo digital, com e-commerce, delivery e demais atendimentos online, conquistou espaço no mercado, pois foi uma forma de diversos segmentos sustentarem seus negócios. 

Uma pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) identificou quais são os novos padrões das relações de consumo. De acordo com o estudo, a crise causada pelo coronavírus intensificou o processo de migração digital, especialmente no varejo. Em outras palavras, significa que os negócios precisaram priorizar o processo de transformação digital, uma vez que o consumidor mudou seus hábitos e incorporou as ferramentas virtuais ao seu cotidiano. 

Por isso, não é incoerente o processo de crescimento e valorização do marketing digital durante a pandemia da Covid-19. Embora a valorização desta abordagem no marketing estivesse vivenciando um momento crescente, a crise intensificou a demanda dos empreendimentos pela adoção de um modelo estratégico comunicacional nos meios digitais. 

 

Importância do Marketing Digital 

A relação dos consumidores com o meio digital não pode ser considerada uma novidade. O livro Marketing 4.0: Do tradicional ao digital do Philip Kotler, por exemplo, evidencia um cenário onde o consumidor usa as ferramentas digitais mesmo nas ocasiões em que está presencialmente nas lojas. Isto é, quando se podia sair às ruas livremente, os indivíduos já utilizavam os meios virtuais seja para comparar preços ou checar avaliações de terceiros e demais recomendações.

Assim como a relação do consumidor com o mundo digital não é uma novidade, as estratégias do setor econômico nessa nova dinâmica também dependem de critérios rigorosos para alcançar resultados positivos. Logo, estratégias de “gambiarra digital”, comuns em alguns departamentos de marketing de empresas, não mais conseguirão suprir as novas demandas do mercado. 

Essa questão dos modelos e abordagens do marketing digital no cenário pós-pandemia, foi abordada em um vídeo da mestra em Comunicação, Mídia e Cultura, Karen Muzany, para o nosso canal no Youtube. Saiba mais sobre as relações de consumo no pós-pandemia: 

 

 

Cenário goiano 

Em Goiânia, as atividades comerciais consideradas não-essenciais foram suspensas pelo Decreto do Estado Nº 9.633 em 13 de março. Desde então, o mercado goiano experimenta uma mudança inédita, determinante do momento histórico vivido. O marketing digital promete ser além de uma saída no momento de crise, uma forma inteligente de otimizar os resultados dos negócios locais. 

Ao observar o exemplo do mercado paulista, que está em fase de retomada econômica, grande parte dos proprietários de lojas físicas compreenderam que o investimento nos canais digitais deve ser uma constante. Portanto, o marketing digital se consolida não mais como aposta, mas como uma tendência no meio econômico. 

 

Este texto te ajudou a entender a importância de um plano estratégico de marketing digital? Se você ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e leia o texto do nosso sócio-diretor Bruno Dourado sobre o Marketing Digital na Era da Voz. 

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