Não é de se estranhar que um mercado tão amplo e complexo como é o imobiliário necessite de um ramo exclusivamente seu para colocar em jogo suas ofertas. É por isso que nos últimos anos se fortaleceu de forma impressionante o termo Marketing Imobiliário.
Basicamente, esse termo pode ser definido como sendo um conjunto de estratégias focadas na geração de valor sobre os produtos imobiliários, impactando todas as camadas desse setor e tendo como principal objetivo a conquista e a fidelização de clientes.
Também pode-se explicar o marketing imobiliário como sendo a busca pelo que os potenciais clientes desejam e precisam, com intuito de criar uma experiência de compra mais interessante. Nesse sentido, o relacionamento com o público é um dos pontos centrais no marketing imobiliário.
E já que hoje em dia a experiência de compra deve ser levada em conta, ainda mais se falando do mercado imobiliário, é importante ficar de olho em algumas tendências e novidades que podem fazer a diferença.
Utilização de vídeos
Continuar investindo em conteúdo estático? Para quê, se os vídeos são muito mais assertivos? Nesse caso, essa tendência não é exclusiva, já que influencia praticamente todos os tipos de mercado. Os motivos são óbvios, afinal, hoje em dia qualquer pessoa, estando em qualquer local, consegue abrir e assistir a um vídeo.
No caso do segmento imobiliário, os benefícios são para os dois lados, tanto para cliente quanto para empresa: o cliente consegue ter uma noção mais clara e aprofundada do imóvel, e ao se cadastrar para agendar um horário de visita, oferece muito mais certeza de seu real interesse à imobiliária. Assim, há um número muito menor de visitas agendadas que no fim das contas não levam a nada.
Mas também vale pensar em algumas regrinhas para garantir que a utilização de vídeos seja realmente positiva. Vídeos para anúncios em redes sociais, por exemplo, não devem ser muito longos e prolixos. Vale também uma atenção especial à edição.
Novos anúncios
Engana-se quem pensa que com a ascensão da internet e das ferramentas digitais, os meios tradicionais de anúncios simplesmente morreram. Ao contrário do que se imagina, os anúncios nas redes sociais não substituem ou anulam a veiculação de anúncios em jornais ou TV. Mas não dá para negar que os anúncios digitais são realmente a bola da vez – e vai continuar dessa forma por um bom tempo.
No entanto, um ponto em que o marketing digital supera o tradicional é em sua capacidade de ser exato. Ou seja, a capacidade de geração e captação de leads é muito mais certa e mensurável em comparação com os métodos tradicionais.
Além disso, nem é necessário falar da importância de uma marca aparecer em todos os lugares onde seu público está. Nesse caso, quem não está na internet hoje em dia?
Recursos tecnológicos
A tecnologia todos os revoluciona nossas vidas em todos os aspectos e o mercado imobiliário já se movimenta para explorar essas possibilidades. Um exemplo disso são as inversões de papéis nos típicos plantões.
Com ferramentas de realidade virtual, vídeos 360º e imagens feitas com drones, por exemplo, é possível que o imóvel vá ao cliente, e não o tradicional contrário. Não que esse tipo de interação substitua um contato direto, mas não há como negar a importância dessas experiências.
Automação de Marketing
Quem hoje em dia tem tempo para perder? Ninguém, não é mesmo? Por isso, a agilidade se torna o mais novo mantra das estratégias de atendimento ao cliente no mercado imobiliário. Quanto mais informações forem facilmente disponibilizadas em um curto período de tempo, melhor.
Vivemos em uma era em que tudo acontece muito rápido. Em questão de minutos ou até mesmo de segundos é possível ganhar um cliente – ou perder. Basta uma resposta mal formulada, a demora no atendimento ou mesmo uma estratégia de atendimento defasada. Então uma saída muito eficaz para gerenciar todo o relacionamento da marca com o lead, até depois que ele se torne um cliente, é a automação de marketing.
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