Entre em contato
Av. Jamel Cecílio, Ed Metropolitan, 2690 - Jardim Goiás - Goiânia
Fale com a gente
contato@grifopropaganda.com.br
Tel: +55 (62) 3626-4337

Mobile First: Saiba por que e como esse conceito pode acelerar o seu negócio

Já faz tempo que o desktop deixou de ser o único meio pelo qual as pessoas acessam a internet. E ao que tudo indica, o uso de dispositivos móveis deve superar a margem de 80% neste ano.

Vale acrescentar que essa transição do desktop para smartphones e tablets alterou irreversivelmente a forma de como consumimos e produzimos conteúdo.

Tal comportamento também impactou nas estratégias de marketing digital, pois nos trouxe um desafio a mais.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de alguns dos motivos sobre o porquê de se aplicar essa tática. Quer descobrir? Continue lendo!

O que é mobile first?

Trata-se de um conceito de design responsivo que tem o objetivo de fazer com que o projeto se organize primeiro pelo segmento móvel, pois assim conseguimos eliminar informações irrelevantes do site.

Outro objetivo consiste em alinhar os recursos tecnológicos com a formatação de webdesign, uma vez que a responsividade deve ser preservada, independentemente do aparelho utilizado.

Quando o planejamento é focado no desktop, por exemplo, pode ocorrer de alguns dados serem incluídos desnecessariamente, levando a um acúmulo de lixo informacional.

Afinal, uma tela com dimensões maiores nos impulsiona a incluir mais conteúdo. No entanto, isso vai na contramão dos princípios da usabilidade, que valorizam a síntese em prol da praticidade.

Vantagens do Mobile First para o seu negócio

Quando um site é inicialmente desenvolvido para desktop, a versão mobile precisa de muitas adequações nos elementos para que tudo funcione no espaço reduzido do celular. Em alguns casos, muitos componentes são removidos para que o site fique perfeito no ambiente mobile.

Assim, um site feito para dispositivos móveis é ajustado com mais facilidade para o computador. Além de garantir mais visibilidade nos mecanismos de busca, sites otimizados para dispositivos móveis costumam oferecer uma experiência melhor para os usuários.

Conclusão

Enfim, um site que utiliza como premissa o Mobile First nos traz diversos desafios de design e usabilidade como o tamanho da tela reduzido; a conexão móvel mais limitada; o comportamento dos usuários; as telas ‘touch’ etc.

Assim a atenção com a arquitetura de informação, usabilidade e acessibilidade é aumentada. E quando a versão desktop for iniciada, o excesso de informações não será um problema pois foi eliminado antecipadamente. Você só irá se preocupar em enriquecer a experiência do usuário. O mobile first ajuda em diversos pontos como: priorização de conteúdos, otimização do site e como definir o que é de fato indispensável para a navegação do usuário.

Otimize o seu site para os dispositivos móveis! Nosso time é especializado nas mais importantes, essenciais e recentes técnicas do mercado e está pronto para elevar os resultados da sua empresa. Fale com a nossa equipe para saber mais. Conecte-se com nossas redes sociais e Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.

Fonte: Hostgator.