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O papel do marketing digital nas eleições de 2020

Não há como negar que o marketing digital eleitoral é uma realidade na política no mundo todo. No Brasil isso ganha ainda mais importância em função da popularização do acesso à Internet e o uso das redes sociais como forma de pesquisa e troca de opiniões.

O papel do marketing digital nas eleições de 2020 passa por um momento de mudanças radicais e é imprescindível que políticos e coordenadores de campanhas eleitorais tomem consciência das consequências dessas mudanças. Quer saber mais? É só acompanhar o blog de hoje.

Tendências do marketing político digital nas eleições de 2020

Com a influência cada vez maior das mídias sociais no processo de formação de opinião do eleitor, é natural que vejamos nas eleições de 2020 uma grande disputa nesta área, principalmente entre os partidos maiores.

Com o fim das doações de campanha por parte das empresas, e com o impacto provocado pela Operação Lava Jato no esquema de caixa dois que sustentava a campanhas de vários candidatos, é normal que tenhamos um realinhamento de estratégias junto com uma redução de verbas de campanha.

Uma das consequências dessa redução de verbas nas campanhas de marketing político digital nas eleições de 2020 será o uso massivo de ferramentas sofisticadas de marketing, principalmente na área de gerenciamento e controle das ações em mídias sociais.

Há muito que se fala que a tecnologia veio para substituir o ser humano nas funções mais básicas, e em se tratando de marketing digital a coisa não é diferente. Na medida em que as campanhas contarão com menos recursos, terão que investir em tecnologia.

Ferramentas para agendamento de publicações nos mais diversos canais, ganharão um espaço cada vez maior entre as equipes eleitorais, assim como devemos notar também um crescimento no uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

A importância dos influenciadores digitais

Uma novidade em termos de marketing político digital nas eleições de 2020 será o uso de influenciadores digitais, pessoas de grande influência nos meios digitais que podem ser contratadas para defender uma determinada bandeira nas eleições.

Em termos de comunicação, isso não é nenhuma novidade, pois se trata de uma prática que já existe desde os tempos do rádio e do jornal, mas que no mundo online vem ganhando traços cada vez mais fortes.

Fake News nas eleições

O uso da Internet nas eleições de 2020, infelizmente, terá como destaque negativo o uso de Fake News, como pudemos observar nas eleições de 2018.

Por isso, os candidatos e equipes de campanha devem se antecipar e preparar um protocolo de gestão de crises nas redes sociais, para não serem vítimas deste tipo de “armadilha”.

Necessidade de profissionalização

Um dos grandes prováveis problemas dos políticos brasileiros é acreditar que o marketing político nas redes sociais poderá ser feito por qualquer pessoa. Em um mercado tão competitivo e técnico como o que temos hoje em dia, essas são alternativas completamente ineficazes em termos de marketing político eleitoral.

O marketing digital atual é extremamente profissionalizado, por isso, não se deve confiar que aventureiros ou pessoas tecnicamente desqualificadas, poderão conduzir uma campanha de marketing político digital à vitória do candidato.

No ambiente do marketing digital convencional, não encontramos muitas restrições legais. No caso do marketing político online, temos leis bastante dinâmicas, que se forem violadas, podem ocasionar até mesmo a cassação da candidatura.

Abusando das lives

Pode se esperar que a propaganda eleitoral na TV, que está prevista para ter início no dia 31 de agosto, segundo o calendário eleitoral de 2020, seja invadida pelo uso da técnica de second screen, onde a mensagem da TV é complementada no Facebook através de uma Live, como fez Jair Bolsonaro nas eleições passadas,  ou então em um canal no YouTube.

O uso da internet nas eleições de 2020 terá muito de criatividade e novas estratégias. Ficar simplesmente publicando postagens nas redes sociais não vai funcionar, por isso, é hora de inovar.

Mídias pagas nas eleições de 2020

Entre as mudanças do cenário do marketing político digital nas eleições de 2020 será o uso de mídias pagas para impulsionar publicações, porém ainda é proibido o impulsionamento feito por pessoa física.

A mudança foi introduzida na Lei nº 13.488 que modificou entre outros pontos, a utilização de mídias pagas para aumentar a exposição de conteúdos publicados na Internet, principalmente aqueles veiculados nas redes sociais como Facebook e Twitter.

Aplaudida por alguns e criticada por outros, essa é uma variável com a qual não contávamos até as eleições municipais passadas e que certamente irá provocar mudanças nas estratégias de marketing político nas próximas eleições.

As novas regras para as eleições de 2020 na Internet devem afetar também a estrutura de orçamento das campanhas, já que agora, uma parte considerável destes recursos deverá ser direcionada para aumentar o alcance das publicações. 

Antecipação é fundamental

Muito embora só possamos contar até o momento com uma previsão para o calendário eleitoral de 2020, já é possível dar os primeiros passos em termos de marketing político eleitoral na Internet.

O uso da Internet nas eleições de 2020 será caracterizado pela criação de comunidades digitais em torno da militância online. Por isso, é preciso já ir preparando o terreno para as próximas eleições, principalmente se o candidato não tiver ainda uma boa estrutura para o marketing político digital.

Eleições 2020

O tema sobre as eleições em 2020 é tão extenso que preparamos um episódio inteiro sobre o assunto. Confira a íntegra do bate-papo com o professor Marcos Marinho no Spotify. 

 


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