Volte para o topo
Entre em contato
Av. Jamel Cecílio, Ed Metropolitan, 2690 - Jardim Goiás - Goiânia
Fale com a gente
contato@grifopropaganda.com.br
Tel: +55 (62) 3626-4337

Redes sociais: como aumentar o engajamento?

Já está mais que claro, mas é bom lembrar que para uma empresa não basta simplesmente estar no Instagram, Facebook, YouTube e no Twitter. Isso é o mesmo que adquirir um maquinário de última de geração e simplesmente não usar, dando preferência para a velha máquina, que a essa altura já apresenta muitos defeitos. 

No contexto atual, as empresas precisam saber usar a internet como um elo de comunicação que proporciona a criação e manutenção de um relacionamento de longo prazo com seu público. Portanto, independente do segmento de atuação, é essencial se esforçar para gerar engajamento nas redes sociais. 

E quando falamos de gerar engajamento nas redes sociais, não estamos falando apenas de postar qualquer coisa, apenas para manter os perfis “atualizados”. Para essa missão, é necessário lançar mão de estratégias. Por isso, listamos algumas dicas para impulsionar o seu engajamento nas redes sociais. Confira: 

Conheça a sua persona

Para ter sucesso em qualquer estratégia de comunicação, principalmente no meio digital, você deve definir uma ou mais personas. Além de informações como sexo, idade, profissão, grau de instrução, entre outras, do seu público-alvo. A empresa deve saber os detalhes sobre o comportamento dos seus prospects, quais são interesses e as expectativas das pessoas. 

Essas informações são encontradas quando se define a persona. Apenas dessa forma será possível que sua empresa identifique e determine um modo de se comunicar, para produzir conteúdos que serão exatamente o que seu público quer ou precisa saber. Assim as publicações se tornam relevantes para os seguidores, aumentando o engajamento nas redes sociais. 

Compartilhe conteúdos relevantes

Após saber quais são suas personas, é hora de arregaçar as mangas e produzir conteúdos relevantes para esse público. Esse é um dos passos mais importantes, pois dessa maneira o seu público conseguirá enxergar valor na sua marca, e então passa a ter uma relação de confiança de que você tem o que ela precisa. 

Saiba chamar a atenção

Produzir conteúdos relevantes é essencial, mas o que também precisa ser revisto é a forma como você apresenta esses conteúdos. Saiba chamar a atenção. Explore imagens, vídeos (principalmente vídeos), as legendas e sempre utilize uma linguagem que você sabe que será certeira para atrair a atenção do seu público. 

Explore as chamadas emocionais (sem pesar a mão e beirar o sensacionalismo), provoque curiosidade, apresente dados relevantes, e mostre claramente os benefícios que o seu seguidor vai ter com a sua publicação. 

Saiba o que está na moda

Saber utilizar os assuntos do momento ao seu favor é uma estratégia inteligente para atrair a atenção do seu público e gerar mais engajamento. De uma forma geral, os memes e virais são assuntos que podem gerar posts engraçados e que vão atrair a atenção do seu público. 

Não esqueça as hashtags

Ainda na ideia dos conteúdos que estão na moda, para aumentar o seu alcance invista em hashtags. Mas evite o exagero e sempre opte por hashtags dentro do contexto, curtas e que são fáceis de lembrar. Uma boa estratégia é criar uma própria para a sua marca e registrar as suas publicações. 

Invista nos emojis

Nas legendas, não pode faltar os emojis, que estimulam reações e aumentam o índice de curtidas em 57% e de comentários em 33%, segundo dados de pesquisas do AMEX OPEN Forum. Mas cuidado: não pese a mão na quantidade de emojis, pois pode correr o risco de o seu post ficar over

Aposte na constância

Não é todo dia que você estará inspirado para criar excelentes posts. Por isso, organização e planejamento são importantes para não deixar a peteca cair e a temperatura de engajamento das redes sociais esfriar. 

Mas não se prenda ao planejamento como se ele fosse imutável. Explore as oportunidades que eventualmente surgem para impactar seus seguidores. Pode ser uma notícia importante, uma novidade da empresa ou um novo viral que gere um post bacana. Se mantenha aberto às possibilidades.

Viu só como passos relativamente simples podem contribuir para o engajamento da sua empresa nas redes sociais? Se você deseja implantar essa e outras estratégias de marketing digital, fale com a Grifo. Temos um time de especialistas preparados para te ajudar a alçar novos voos rumo a resultados grandiosos. Conecte-se com nossas redes sociais e Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.