Entre em contato
Av. Jamel Cecílio, Ed Metropolitan, 2690 - Jardim Goiás - Goiânia
Fale com a gente
contato@grifopropaganda.com.br
Tel: +55 (62) 3626-4337

Saiba o que são gatilhos mentais e como utilizá-los na sua estratégia de marketing

O marketing digital utiliza de várias técnicas e estratégias para gerar e se relacionar com leads e clientes. Uma dessas estratégias é a utilização de gatilhos mentais.  Não sabe o que é nem como utilizar na sua estratégia? Então confira todas as informações no blog desta semana. 

Os gatilhos mentais funcionam como uma espécie de estímulo que influencia diretamente a tomada de decisões. Sendo assim,  saber usá-los na sua estratégia de marketing pode ser uma poderosa ferramenta para persuadir o seu público e com isso, gerar mais vendas e aumentar o lucro da sua empresa.

É importante explicar que os gatilhos mentais atingem o inconsciente das pessoas, podendo automatizar ações e escolhas feitas. Isso não surgiu recentemente! O ser humano está a todo momento tomando decisões e escolhendo entre uma coisa ou outra. Portanto, decisões que tomamos e as vezes nem percebemos, podem ter sido influenciadas por algum gatilho mental.

Os especialistas de marketing viram os gatilhos mentais como uma ferramenta poderosa de persuasão e decidiram usá-los para influenciar o comportamento do consumidor. Porém, algumas empresas utilizam os gatilhos mentais de maneira irresponsável, exagerando nas abordagens. Por isso, utilize-os com ética e responsabilidade.

E para melhorar sua estratégia de marketing, listamos os princípios que levam à ativação dos gatilhos mentais:

Princípio da autoridade

Esse princípio trabalha a confiança das pessoas. Sendo assim, o seu conteúdo precisa ser construído demonstrando autoridade no assunto. O seu público alvo precisa sentir que o seu negócio é realmente o melhor no mercado.

Princípio da reciprocidade

Esse princípio funciona através do sentimento de retribuição. A sua empresa oferece algo gratuitamente, como um blog ou e-book de conteúdo valioso, por exemplo, e com isso o público se sente na obrigação de retribuir esse favor.

Princípio da escassez

Como o próprio nome já diz, esse princípio é baseado no sentimento de urgência e necessidade de adquirir algum serviço, produto ou até mesmo aproveitar uma promoção antes que acabe.

Princípio da exclusividade

Esse princípio se baseia no sentimento de importância ao adquirir algo que seja exclusivo, como por exemplo, produtos de edições limitadas. O consumidor sente que é especial.

Princípio da prova social

Baseado no sentimento de tranquilidade ao ver ou ouvir um testemunho sobre o produto ou serviço que o consumidor está pensando se deve adquirir ou não. Comentários em redes sociais ou até mesmo a aprovação de alguém de confiança podem ser decisivos na hora da compra.

Precisa de uma agência de marketing digital para utilizar os gatilhos mentais na estratégia de marketing da sua empresa? Fale conosco! Conecte-se com nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.