A cibercensura é o ato de repreender e restringir a liberdade de expressão e comunicação no “mundo digital”, e hoje, comemoramos o Dia Mundial Contra a Cibercensura.
Esta data surgiu por meio de uma iniciativa da ONG Reporters Without Borders ou “Repórteres Sem Fronteiras”, que é uma organização não-governamental internacional cujo objetivo é defender a liberdade de imprensa no mundo.
No site da ONG, podemos ver as principais empresas e agências governamentais responsáveis pela censura de informações divulgadas online por cidadãos. Entre os países citados, estão: Estados Unidos, México, Rússia, Espanha, Índia, Irã, China, Cuba, Venezuela e Coreia do Norte.
Um levantamento divulgado em 2019 pela organização mostra que o Brasil ocupa a 105ª posição, em uma lista de 180 países, no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa. Na edição anterior, divulgada em 2018, o país estava em 102º lugar.
Como evitar a cibercensura de clientes?
Para evitar bater de frente com as pessoas, valorize a neutralidade. Questões como futebol, política e grandes tragédias são assuntos muito delicados para serem abordados num perfil empresarial.
Caso algum tema específico tenha muito a ver com o seu produto e/ou serviço, procure agir com responsabilidade. Você pode ter suas opiniões pessoais, mas não deixe que elas interfiram nos negócios da empresa. O motivo é o “cancelamento” da sua empresa na internet.
O “cancelar” de um cliente pode te dar muito mais problemas que muitas censuras governamentais. Eles podem bloquear o seu site, falar mal da sua empresa para os outros e divulgar os defeitos do seu negócio, mesmo que não seja uma verdade absoluta.
Então faça tudo certo, deixe todas as informações acessíveis e fique respaldado caso alguma crise aconteça.
Para evitar qualquer mal entendido, construa seus planos de divulgação e comercialização pelo meio digital com quem está antenado às boas práticas na internet.
Nosso time é especializado nas mais importantes, essenciais e recentes técnicas do mercado e está pronto para elevar os resultados da sua empresa. Fale com a nossa equipe para saber mais. Conecte-se com nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.
Fonte: Tecmundo.