Comprar online ou offline?
Ir até a loja, escolher e comprar. Era assim que os consumidores adquiriam seus produtos tempos atrás. A jornada de compra acontecia de forma padrão e presencial. Após a criação de novos canais, o processo mudou. Agora o cliente transita entre o online e offline, interagindo com a marca de diferentes formas, por isso o mercado de e-commerce tem feito parte da vida das pessoas por meio da internet.
Do linear ao multicanal
Com a finalidade de atender as demandas de clientes, as grandes marcas estão investindo em vendas pela internet e nas plataformas, criando ferramentas e aprimorando processos para atender as demandas de usuários cada vez mais exigentes.
Através da internet, o cliente tem a oportunidade de ir para as redes sociais da marca, visitar o site, conferir valores por telefone e acabar indo até a loja física para finalizar a compra. Essas etapas podem acontecer em outra ordem, de diferentes formas. Tudo isso depende de como o cliente prefere fazer a compra e de quais canais de interação a marca disponibiliza para atender as necessidades do cliente.
Para o consumidor, são três etapas:
1° Reconhece a necessidade de um produto e/ou serviço: seja necessidade ou desejo, o consumidor entende que precisa realizar a compra;
2° Busca por informação: ele pode procurar valores no site, entrar em contato com a marca e procurar as redes sociais para ver imagens do produto;
3° Avalia as alternativas: faz uma pesquisa dos preços de diferentes marcas que oferecem o produto e, por fim, decide se vai comprar ou não.
Seu negócio está presente em todos esses canais de venda? Seu cliente tem dificuldades para te encontrar? Para ele, é fácil concluir todas as etapas da compra sem empecilhos?
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