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Marketing vs Publicidade: Como trabalhar com os dois?

Embora sejam muito próximos, Marketing e Publicidade não são o mesmo conceito e os dois termos ocupam posições diferentes no mercado digital.

Cada método tem características próprias e pode trazer resultados extraordinários para os negócios quando utilizado corretamente.

Neste artigo decidimos esclarecer as principais diferenças e semelhanças entre publicidade e marketing.

Então você definitivamente será capaz de entender o que é marketing, o que é publicidade, as práticas típicas de cada um e as semelhanças entre eles e quais impactos trazem ao negócio.

Trata-se de informações cruciais para se tornar uma marca de referência na web e também fora dela. Inclusive, cabe ressaltar que isso ocorre independentemente do setor, seja em instalações elétricas prediais, ou um comércio de eletrônicos. Confira!

O que é marketing?

Marketing é um conjunto de estratégias desenvolvidas para ajudar as empresas a atingirem seus objetivos de vendas.

Essa área é responsável por planejar todas as ações necessárias para dar aos produtos e serviços a visibilidade necessária e atrair consumidores.

A maioria dos empreendimentos, como escritórios de arquitetura, tem como objetivo aproximar seus produtos e serviços dos consumidores. 

Para isso, o marketing de produto usa o que é conhecido como os 4 Ps: produto, praça, preço e promoção.

Por exemplo, o produto pode ser um tratamento dermatológico ou um sapato. Ele é o item principal que o empreendimento quer oferecer aos consumidores.

O produto deve ser desenvolvido de acordo com o problema ou necessidade para o qual foi criado. Isso inclui fatores como:

  • Embalagem;
  • Design;
  • Tempo de garantia;
  • Assistência técnica.

Praça é a palavra que define os métodos de distribuição de um produto ao público. O preço depende do custo de produção, distribuição e divulgação, bem como das características subjetivas do cliente.

Assim, esses aspectos podem variar conforme o segmento de atuação, especificidades do negócio (e público) e também deve considerar que os especialistas contratados, como em manutenção em notebook, têm que ter uma boa margem de lucro nas operações.

A promoção refere-se aos formatos que serão utilizados para divulgar os produtos. O marketing digital oferece muitas opções para isso, como publicidade digital, mídias sociais e marketplace.

Conheça algumas estratégias de marketing

Os conceitos abordados a seguir não estão isolados um do outro. Muitos deles se cruzam e se complementam. 

Um bom plano estratégico de marketing inclui diferentes tipos de ações, adaptadas às realidades da empresa.

Marketing digital

Um conjunto de estratégias de promoção de uma marca na Internet podem ser aplicadas, recorrendo a vários canais e métodos online – o que permite a análise dos resultados em tempo real.

As possibilidades de aplicação de marketing digital são muitas. No entanto, existem técnicas que se destacam por serem amplamente utilizadas e quase sempre com resultados positivos.

Produção de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e estratégias de SEO são ótimos exemplos do que serviços de contabilidade preços podem atingir no meio virtual. 

O mesmo se dá em outros segmentos, desde que a análise do público e de quais ações eles melhor respondem seja realizada adequadamente.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante sem promover explicitamente uma marca.

Com ele, a empresa ajuda o público-alvo a resolver seus problemas e se torna uma autoridade no assunto e no processo.

Essa estratégia informa as pessoas para que elas não só respeitem a sua marca e a vejam como referência, mas também – e acima de tudo – se tornem seus clientes devido à credibilidade agregada.

Inbound Marketing

É o conjunto de estratégias de marketing que visa atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. 

Com ele, a empresa não “ataca” os clientes com a publicidade, mas explora canais como buscadores, blogs e redes sociais para serem encontrados.

Esse engajamento é alcançado ao fornecer conteúdo de qualidade ao seu público. A produção de conteúdo é o principal impulsionador do Inbound.

Ele é essencial para que o público identifique valor na assessoria contabilidade, por exemplo. Por isso você deve se comunicar com as pessoas certas e adequar esses materiais à audiência e objetivos do público/empresa.

Para isso, primeiro você precisa conhecer os interesses, dúvidas e desafios do seu público. Dessa forma, você pode criar materiais que ajudem o usuário a resolver os problemas que está enfrentando.

O que é publicidade?

A publicidade é uma das ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing para criar suas estratégias.

É o ato de transmitir uma mensagem que serve a diferentes propósitos de marketing.

Um anúncio pode ter como objetivo vender produtos, promover uma ideia ou aumentar a visibilidade da marca, entre outras metas.

Para diferenciar ainda mais os dois conceitos, pense no marketing como um jogo e na publicidade como uma das peças do quebra-cabeça.

Em outras palavras, a primeira existe sem a segunda, mas a publicidade não existe sem uma estratégia de marketing bem definida. Além disso, enquanto o marketing é a parte estratégica e de mensuração, a publicidade trata dos anúncios e artes em si.

Conheça algumas estratégias de publicidade

Ao influenciar os padrões de consumo e também criar a procura de produtos, o investimento em publicidade impacta não só a aquisição de novos clientes, mas também a fidelização deles.

Confira as principais estratégias de publicidade a seguir.

Marketing viral

Esse tipo de estratégia, como o nome sugere, tem como foco o processo de viralização. 

O marketing viral estimula a interação com o público para que aquela determinada mensagem seja transmitida.

Esse tipo de estratégia é muito válida porque, a partir do momento que sua campanha publicitária se torna viral, a chance do produto se popularizar cresce em grandes proporções.

Logo, nesse sentido, as oportunidades de adquirir novos clientes e aumentar as vendas também vão crescer.

O marketing viral ajuda sua empresa a se destacar da multidão e se conectar com seu público-alvo.

Anúncios sociais

Essa estratégia de publicidade envolve o aproveitamento de plataformas de publicidade em mídia social para inserir anúncios pagos, geralmente por meio de um modelo de pagamento por clique.

O que faz esse recurso funcionar bem é sua excelente capacidade de segmentação.

Lembre-se de que as redes sociais têm acesso a muitos dados sobre seus usuários, então você pode segmentar públicos muito específicos com base em fatores como suas circunstâncias de vida ou interesses.

Além disso, você também pode usar essas plataformas para entrar em contato com usuários que já estão familiarizados com a marca.

Assim, você está dando os primeiros passos para criar públicos de visitantes, leads ou clientes, e segmentando apenas os usuários mais suscetíveis às conversões.

Marketing de influenciadores

É uma estratégia que conta com a autoridade de usuários com forte presença nas redes sociais para promover produtos ou serviços aos seguidores.

No passado, havia uma tendência de valorizar o número de seguidores que uma pessoa tinha acima de todas as outras.

Agora, a tendência é valorizar mais o engajamento e buscar especialistas em nichos com públicos menores (pequenos influenciadores), mas que se relacionem com os valores da marca.

Quais são as semelhanças entre marketing e publicidade?

Se você chegou até aqui, já deve estar começando a identificar correspondências entre o marketing e a publicidade.

Explicamos mais sobre isso com detalhes nos tópicos abaixo.

Análise

Assim como na publicidade, no marketing é importante entender as principais métricas que precisam ser medidas periodicamente.

Investir em ações sem analisar os números é como navegar em um barco sem bússola ou destino certo. Ou seja, não é possível entender o desempenho das ações para melhorá-las.

Além disso, é preciso ser capaz de extrair dados valiosos desses indicadores de resultados e transformá-los em informações decisivas no processo criativo.

Dessa forma, é viável encontrar áreas para aprimorar e também repetir o que está funcionando.

Como resultado, a oportunidade de aumentar o retorno do investimento no escritório contábil, ou qualquer que seja seu ramo de atuação, cresce significativamente.

É importante notar que nem tudo pode ser mensurado. Portanto, encontre uma forma de identificar as métricas mais relevantes para o seu negócio antes de começar a medi-las efetivamente.

Persona

Outro aspecto semelhante, o tipo de público que a marca pretende atingir está no centro de qualquer estratégia.

Se antes uma empresa atuava de dentro para fora, hoje é completamente diferente. As soluções não podem mais ser criadas para posterior aceitação do consumidor.

Pelo contrário: os potenciais clientes determinam as principais tendências de consumo para as marcas começarem a produzir.

No entanto, há um aspecto que não mudou. Tanto no marketing quanto nas definições específicas da publicidade, é preciso considerar a persona como protagonista.

Só sabendo muito bem com quem quer falar é que se consegue encontrar a pessoa certa para vender decoração apartamento, por exemplo. 

Ou seja, investir na criação das personas é essencial em ambos os casos e é o que direcionará os conteúdos da sua marca, independentemente do setor.

Isso ajuda a evitar o desperdício de tempo e recursos, pois quando uma empresa entende quem realmente tem interesse e potencial para comprar seu produto, ela deixa de investir em nichos exteriores a esse grupo.

Como resultado, leva menos tempo para colocar conversões em prática e divulgar publicidades mais eficazes.

Em outras palavras, as campanhas que segmentam o público errado serão descartadas e as empresas só poderão ganhar.

Planejamento

Embora sejam diferentes, ambas áreas requerem um planejamento bem estruturado. Dessa forma, as ações se tornam mais efetivas e trazem resultados positivos para a assessoria contábil, ou mesmo para um empreendimento da construção civil.

Por ser algo maior, o marketing precisa do planejamento como ferramenta para organizar todas as decisões estratégicas.

Por outro lado, identificar as principais mídias e investir em cada uma delas não existe sem traçar um caminho prévio.

O ato de planejar inclui determinar as melhores estratégias para atingir os objetivos futuros. 

Por isso, o planejamento é uma das principais semelhanças entre esses dois ramos.

Conclusão

Há muito mais semelhanças que diferenças entre marketing e publicidade. Por isso, é perfeitamente possível (e até recomendável) reunir as duas frentes em uma mesma estratégia.

Use as dicas e exemplos desse texto para se destacar cada vez mais no mercado!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.