O que é o processo de Humanização de Marcas?
Cada vez mais a existência no mundo digital é fundamental para o crescimento de uma empresa, mas isso não significa que tenha que haver a mecanização dessas relações.
O fato de estarmos separados por uma tela, não nos faz menos humanos, e devemos enxergar o cliente assim, como uma pessoa que espera se identificar com a empresa e que pode se incomodar em interagir com atendimentos mecânicos e impessoais, que muitas vezes é sinônimo de burocracia e falta de resolutividade.
O equilíbrio entre o digital e o “real”
A marca humanizada é aquela que consegue estabelecer uma relação mais pessoal com seu cliente, não se limitando apenas ao acordo comercial final, que se não bem estabelecido, se reduz a vantagem de um, pela desvantagem do outro, e não em um acordo mútuo.
Temos que nos lembrar que embora cotidiana, a tecnologia é algo muito recente na nossa rotina, e é natural que muitos consumidores tenham certa resistência em utilizar os meios digitais, quando necessitam de atendimento, o que torna a humanização das marcas não só um processo inevitável, mas fundamental para a fidelização dos clientes.
Para além da recente digitalização dos processos, os consumidores tendem a acreditar que os meios digitais não são capazes de compreender as suas reais necessidades, enquanto em contrapartida a digitalização, é um processo indispensável e irreversível para otimizar e agilizar os processos. Ou seja, a humanização não pode ser reduzida ao atendimento ao cliente , mas na postura que se tem perante ao mercado.
A humanização não significa a demonização dos meios digitais, e que se deve abrir mão da agilidade e automação que elas proporcionam, o desafio é aliar os dois mundos, e isso não se adere apenas ao atendimento.
Humanização além das palavras
O posicionamento da marca, as políticas praticadas, estratégias de marketing adotadas e princípios agregados, todos esses fatores são fundamentais para se estabelecer um relacionamento com o cliente, e isso se inicia antes mesmo do contato com o mesmo. A internet nos deu acesso a um mundo de informações, e vem se tornado um processo quase que natural, pesquisar o histórico da empresa antes de estabelecer qualquer relação com ela. Prova disso são as recentes pesquisas que apontam que a grande maioria se dispõem a pagar mais, quando se veem representados e se identificam com as políticas pregadas pela instituição. Isso porque esses fatores levam a criação de uma conexão, maior e mais forte que uma simples transação comercial, e isso é uma experiência que apenas uma marca humanizada proporciona!
Por fim, é indispensável entender que mudar toda uma estrutura visando apenas o ganho comercial é perda de tempo. O sucesso só é duradouro quando os métodos são naturais, intrínsecos a empresa, e isso só se torna plausível quando se trata de uma preocupação e uma conduta verdadeira da organização. Entender que para vender um produto ou serviço, é necessário antes, proporcionar uma experiência e ela só é possível quando o processo é sólido.
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