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Humanização: Muito além do atendimento!

O que é o processo de Humanização de Marcas?   

 

Cada vez mais a existência no mundo digital é fundamental para o crescimento de uma empresa, mas isso não significa que tenha que haver a mecanização dessas relações. 

O fato de estarmos separados por uma tela, não nos faz menos humanos, e devemos enxergar o cliente assim, como uma pessoa que espera se identificar com a empresa e que pode se incomodar em interagir com atendimentos mecânicos e impessoais, que muitas vezes é sinônimo de burocracia e falta de resolutividade.  

 

O equilíbrio entre o digital e o “real” 

 

A marca humanizada é aquela que consegue estabelecer uma relação mais pessoal com seu cliente, não se limitando apenas ao acordo comercial final, que se não bem estabelecido, se reduz a vantagem de um, pela desvantagem do outro, e não em um acordo mútuo.

 

Temos que nos lembrar que embora cotidiana, a tecnologia é algo muito recente na nossa rotina, e é natural que muitos consumidores tenham certa resistência em utilizar os meios digitais, quando necessitam de atendimento, o que torna a humanização das marcas não só um processo inevitável,  mas fundamental para a fidelização dos clientes. 

 

Para além da recente digitalização dos processos, os consumidores tendem a acreditar que os meios digitais não são capazes de compreender as suas reais necessidades, enquanto em contrapartida a digitalização, é um processo indispensável e irreversível para otimizar e agilizar os processos. Ou seja, a humanização não pode ser reduzida ao atendimento ao cliente , mas na postura que se tem perante ao mercado. 

 

A humanização não significa a demonização dos meios digitais, e que se deve abrir mão da agilidade e automação que elas proporcionam, o desafio é aliar os dois mundos, e isso não se adere apenas ao atendimento. 

 

Humanização além das palavras  

O posicionamento da marca, as políticas praticadas, estratégias de marketing adotadas e princípios agregados, todos esses fatores são fundamentais para se estabelecer um relacionamento com o cliente, e isso se inicia antes mesmo do contato com o mesmo.  A internet nos deu acesso a um mundo de informações, e vem se tornado um processo quase que natural, pesquisar o histórico da empresa antes de estabelecer qualquer relação com ela. Prova disso são as recentes pesquisas que apontam que a grande maioria se dispõem a pagar mais, quando se veem representados e se identificam com as políticas pregadas pela instituição. Isso porque esses fatores levam  a criação de uma conexão, maior e mais forte que  uma simples transação comercial, e isso é uma experiência que apenas uma marca humanizada proporciona! 

 

Por fim, é indispensável entender que mudar toda uma estrutura visando apenas o ganho comercial é perda de tempo. O sucesso só é duradouro quando os métodos são naturais,  intrínsecos a empresa, e isso só se torna plausível quando se trata de uma preocupação e uma conduta verdadeira da organização. Entender que para vender um produto ou serviço, é necessário antes, proporcionar uma experiência e ela só é possível quando o processo é sólido. 

 

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