Você sabe o que é Inbound Marketing? Tema constante de quem trabalha com comunicação e marketing, o Inbound é uma ferramenta que usa estratégias para atrair, encantar e converter clientes de forma voluntária, através da elaboração de bons conteúdos. Esse é o tema do nosso blog de hoje, que traz como essa ferramenta pode fazer a diferença nos seus resultados. Boa leitura!
Mudança de comportamento do consumidor
Para entrar no cotidiano do cliente, desde sempre a publicidade tenta se inserir no seu dia a dia. Porém, a chegada de novas mídias mudaram o comportamento do consumidor, que começou a ter nas mãos mais opções de escolha, isso fez com que o marketing começasse a procurar novas alternativas, e o Inbound Marketing foi uma delas.
O Inbound ganhou força quando o mercado entendeu que não deveria incomodar seu consumidor com interrupções, mas sim, fazer parte do seu cotidiano, mesmo que antes do consumo. O Inbound Marketing se insere no cotidiano de forma sutil, com o intuito de criar uma afinidade com seu cliente, mediante a criação de conteúdos relevantes, que vão auxiliar, e responder a questões práticas do dia a dia.
E a geração de leads?
Um dos fatores principais da crescente do IB, é o fato de possuir um baixo custo de investimento que vem muito pela facilidade em se gerar conteúdos. Uma equipe bem preparada vai conseguir extrair da sua marca os conteúdos relevantes e identificar o seu público alvo através deles.
Hoje o consumidor tem controle do que ele quer ou não receber, com direito de escolha, devemos nos posicionar oferecendo para ele o que ele mesmo deseja, agindo assim como um ímã, com um planejamento estratégico de conteúdo seguindo assim as cinco fases, que são:
- Atrair: através da produção de conteúdo que cative seu cliente;
- Converter: nessa etapa se utiliza do conteúdo para colher informações, fazendo a transição de um usuário do seu conteúdo, para um possível cliente;
- Relacionar: aqui vamos aumentando o vínculo conquistado com o cliente, estreitando seu relacionamento e acelerando seu interesse pela marca;
- Vender: todo o processo tem esse objetivo: vender! Aqui se consolida toda a estratégia, observando os interesses de seu usuário e traçando o perfil do seu público-alvo;
- Analisar: como sua organização se comportou durante todo o processo? Qual foi o engajamento? Sua plataforma suportou os acessos? Todos esses dados vão te ajudar a nortear suas próximas estratégias e resultados.
O Inbound Marketing é uma ferramenta indispensável para quem deseja se firmar no mercado e construir uma relação de confiança com seu consumidor. Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre como nós fazemos esse processo? Fale com a Grifo Propaganda e nos siga no Instagram, no Facebook e LinkedIn. Acompanhe também os nossos trabalhos no Behance. Venha fazer parte dos nossos próximos voos!