Entre em contato
Av. Jamel Cecílio, Ed Metropolitan, 2690 - Jardim Goiás - Goiânia
Fale com a gente
contato@grifopropaganda.com.br
Tel: +55 (62) 3626-4337

Entenda o que é um calendário editorial e como fazer o seu

Você tem muitos clientes e fica preocupado em esquecer de alguma data importante? Para ajudar no planejamento mensal e manter a organização do seu dia-a-dia no trabalho, um calendário editorial é indispensável. Não sabe bem o que é e nem como fazer o seu? Então o blog desta semana foi feito para você! 

O que é um calendário editorial?

De forma simples, o calendário editorial é um cronograma das postagens e de conteúdo a ser produzido para as redes sociais, seja conteúdo em vídeo, imagem, áudio ou texto. O objetivo deste calendário é manter a organização do material a ser produzido, bem como determinar os dias e horários para serem publicados.

Além disso, é uma ótima ferramenta para o trabalho em equipe, já que cada profissional fica por dentro de tudo que está previsto. Sendo assim, as entregas são feitas no prazo estipulado para que não haja atrasos e já contando com possíveis imprevistos. Isso melhora todo o funcionamento da equipe e evita que os profissionais se desgastem com trabalho feito em cima da hora.

Como posso fazer meu?

É importante explicar que não existe uma regra para produzir um calendário editorial. O ideal é pensar em como facilitar o trabalho da sua equipe de forma organizada e de fácil compreensão. De modo geral, um calendário editorial deve conter o seguintes elementos:

  • Datas e horários de publicação
  • Tema de cada postagem
  • Formato do conteúdo a ser produzido (áudio, imagem, texto ou vídeo)
  • Palavras-chaves utilizadas
  • Campanhas a serem segmentadas
  • Persona ou público-alvo

Lembramos novamente que isso não é uma regra! Tudo depende do trabalho que você desenvolve com sua equipe. Uma dica de ouro na hora de produzir o cronograma é utilizar cores para facilitar a identificação de cada tópico. Você pode utilizar, por exemplo, uma cor para determinar que o conteúdo está sendo produzido, outra para determinar que ele está pronto e aprovado, e mais uma para sinalizar que ele foi postado ou programado.

Afinal, a ideia é sempre facilitar a vida dos profissionais envolvidos e deixar tudo organizado e planejado com antecedência para não esquecer de nada. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a frequência com que o cronograma deve ser planejado e para isso também não há regra. O cronograma pode ser semanal, quinzenal ou mensal, a decisão é sua. Pense no que será melhor para a equipe e faça testes para ver qual vai funcionar melhor.

Precisa de uma agência de marketing digital para te ajudar no planejamento das suas postagens e produção de conteúdo? Fale conosco! Conecte-se com nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.