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Storytelling no marketing digital: o poder de contar histórias

O storytelling é uma das estratégias mais poderosas no marketing digital. Como falamos anteriormente por aqui, o marketing de conteúdo tem a capacidade de influenciar diretamente o comportamento do consumidor. Para tanto, faz uso de diferentes mídias e formatos para se conectar com a audiência e despertar nela vários sentimentos e reações. Em resumo, uma forma criativa e inesquecível de transmitir uma narrativa. 

O que é storytelling? 

Em tradução livre, storytelling significa “contar histórias”. Mas, na prática, é um conjunto de técnicas empregadas para cativar um público específico e comunicar uma ideia, produto e/ou serviço. Segundo o neurocientista Fernando Gomes, ao ouvirmos uma história o cérebro libera um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pelo controle de movimentos, emoções, memória e até mesmo aprendizado. Com isso, não é exagero reconhecer quão poderoso é o ato de contar histórias. 

Porém, para que uma história desperte o interesse da audiência a ponto de cativá-la para continuar acompanhando o enredo é indispensável o amplo domínio da técnica. Isso significa que não basta apenas encontrar a fonte ideal de inspiração e/ou informação. É necessário saber a maneira de narrar, quais mídias utilizar e, principalmente, o que contar. 

Como contar histórias? 

É inegável que o hábito de tecer memórias e partilhar acontecimentos integra as práticas cotidianas do ser humano. Então, qual seria a dificuldade em ter eficiência na escrita do storytelling? Bom, em síntese, não se pode definir essa técnica simplesmente pelo ato de contar uma história, por mais que essa seja sua tradução literal. 

Mas, como assim? Storytelling não é justamente sobre isso? Sim, é. Mas, não somente. De início, cabe ressaltar que fazem parte da estrutura desta técnica 4 elementos fundamentais: mensagem, personagem, ambiente e conflito. De igual modo, o relato funciona com um começo, meio e fim. Existem estilos consolidados neste gênero e o mais popular deles é a Jornada do Herói. 

Jornada do Herói 

Elaborado por Joseph Campbell, esse modelo é amplamente utilizado no entretenimento e no segmento empresarial. Essa jornada possui os 4 elementos que citamos do storytelling, no entanto, elaborados em momentos. São eles: A apresentação do protagonista em seu mundo comum; chamado à aventura; recusa do chamado; encontro com o mentor; travessia do primeiro limiar, quando ele aceita ir para a aventura; aproximação; testes, aliados e inimigos; provação (momento em que enfrenta o conflito); recompensa; o caminho de volta; a ressurreição e o retorno com o elixir, instante em que o protagonista está transformado e evoluiu após vencer o desafio. 

Para assimilar melhor a utilização da Jornada do Herói é com algumas obras cinematográficas. Vale a pena assistir alguns filmes clássicos que utilizam essa técnica como: Star Wars – Uma Nova Esperança; Trilogia Matrix; O Rei Leão; Interestelar e Doutor Estranho. 

Impacto mercadológico 

Que as pessoas gostam de histórias não é nenhuma novidade. Mas, como um storytelling pode influenciar a venda de um produto, serviço ou marca? Um bom exemplo é a campanha da Heineken durante a Champions League em 2016. A patrocinadora da competição de futebol quis agradar o público feminino e construiu uma série de vídeos com storytellings focados em mostrar que as mulheres também gostam de futebol e cerveja. Além de conquistar uma nova audiência, a marca conseguiu reverter uma má impressão causada em 2014 com uma campanha que, na época, foi considerada machista. 

Viu só como o storytelling é poderoso? Precisa de uma agência de marketing digital para ajudar a contar a história do seu negócio, produto ou marca? Fale conosco! Conecte-se com nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e na plataforma Behance e não perca nossas novidades. Clique aqui para ler outros artigos do nosso blog.