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Como fazer o seu planejamento estratégico para 2021

O ano de 2020 mal acabou, mas deixou uma importante lição: a flexibilidade no planejamento estratégico. Quem trabalha com marketing digital sabe que não é possível prever todos os cenários. No entanto, é plenamente viável se preparar de forma adequada para enfrentar quaisquer surpresas que surgirem ao longo do caminho. Quem elaborou um planejamento flexível, sem dúvidas, conseguiu se adequar melhor no mercado frente a pandemia da Covid-19. 

Observe que isso não significa abandonar os planos definidos, mas sim, moldá-los. Tudo porque atuar no modo operacional pode ser muito arriscado. Quando uma empresa, agência ou profissional direciona suas ações apenas para atender demandas, acaba se tornando refém das circunstâncias. Logo, as chances de obter sucesso ou resultados positivos são altamente minimizadas. Fazer o exercício de tentar ver como as premissas podem impactar no resultado final, faz toda a diferença. 

Planejamento estratégico flexível

Mas, como funciona esse planejamento flexível? Em linhas gerais, a elaboração ocorre de forma similar ao planejamento estratégico tradicional. Entretanto, possibilita uma maleabilidade maior para alterações e demais mudanças que se tornarem necessárias. Um plano de marketing estratégico não pode ser estático. Portanto, o monitoramento e intervenção são etapas indispensáveis, da elaboração até a execução. 

Certamente você sabe da importância de desenvolver planos de contingência que funcionam como antídotos frente aos imprevistos. Porém, trabalhar com base nas informações que possui hoje, não deixa de ser um bom caminho na elaboração de um plano de ação. Como o seu mercado está reagindo após o período de crise causado pela pandemia? Acompanhar essa movimentação é indispensável, principalmente quando se faz o exercício de prever cenários.

 

●   Mercado

Do âmbito geral ao específico, o mercado em que a sua empresa atua é dinâmico. Isso significa reconhecer que está em constante processo de mudanças e alterações. No início do ano elaboramos um texto sobre o novo comportamento do consumidor no pós-pandemia que sinalizava algumas das mudanças perceptíveis nos dias atuais. O conteúdo reforça a relevância dos aspectos culturais na forma como as relações de consumo se constituem. A atenção a esses fatores deve sempre ter prioridade, ainda mais no universo do marketing digital. 

 

●   Metas 

Ter um planejamento estratégico flexível não significa falta de objetivos. Pelo contrário. Com a técnica SMART fica mais assertiva a elaboração de metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Em outras palavras, cria caminhos possíveis para a realidade de cada empresa em diferentes níveis, inclusive financeiros e de habilidades e competências. 

 

●   Persona

Intrínseco às definições de objetivos, o reconhecimento da persona contribui de forma significativa com os resultados de uma empresa. Mas, atenção! Persona não é o público-alvo. Se precisar entender de forma rápida e simples a diferença, confira o nosso glossário de marketing digital. Definir a persona é a melhor forma de acessar comportamentos, prioridades e interesses que direcionarão suas ações. 

 

●   Canais

Com a consciência de como o mercado está se comportando é hora de determinar como sua empresa vai se comunicar. No planejamento é possível prever em quais canais serão construídas essas relações. Isso é necessário porque previne direcionamento de esforços inúteis. Só para exemplificar, não faz sentido investir em uma rede social apenas porque ela é popular, sendo que a sua persona não a acessa. Estudar o seu público e os canais que ele está presente é parte indispensável do planejamento. 

 

●   Monitoramento

Você pode se perguntar: mas por que o monitoramento está incluso nas etapas de um planejamento estratégico flexível? Muito bem. Como mencionamos anteriormente, o acompanhamento dos processos e acontecimentos que atravessam o plano de ação é a segurança de que o resultado final pode ser assertivo. Quanto antes for percebido um problema, mais rápido pode-se corrigir e, consequentemente, preservar um bom desempenho. 

 

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